21 de ago de 2016

33 Receitas Caseiras para Cabelos Ressecados, Crespos, Alisados e Sem Brilho

  Para cabelos oleosos

1. Hidratação especial

Bata no liquidificador a polpa de 1 abacate, 3 colheres (sopa) de mel, 1 pote de iogurte natural e pouco de soro fisiológico ou água mineral até dar ponto de creme. Se as pontas estiverem muito ressecadas, acrescente 1 colher (sopa) de silicone ou de óleo de amêndoas. Lave os fios com xampu e aplique a mistura. Enrole o cabelo em papel alumínio e deixe por 20 minutos. Enxágue bem na água gelada e penteie com um pente de madeira.

2. Espinafre e alecrim 
Ingredientes: 1 maço de espinafre cozido com 2 galhos de alecrim. Preparo: bata os ingredientes no liquidificador e esprema o excesso de líquido. Lave a cabeça com xampu para cabelos oleosos, aplique a mistura e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.

3. Claras em neve
Bata 2 claras em ponto de neve e aplique nos fios e no couro cabeludo, após a lavagem com xampu próprio para cabelos oleosos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

4. Antes do banho 
Ingredientes: 1 maçã, 1/2 limão, 1/2 copo de água mineral. Preparo: bata tudo no liquidificador e aplique nos cabelos antes de lavar. Deixe agi por 15 minutos e lave. 
Dica: troque a água do último enxágue por 1 litro de chá de camomila frio e coado.

Para cabelos tingidos

5. Vitamina de babosa 
Ingredientes: goma de 1 folha de babosa, 1 pote de iogurte natural, 1 colher (sopa) de óleo de capivara (encontrado em lojas de produtos naturais), 1 gema de ovo. Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes. Deixe agir nos fios por 1 hora e lave com xampu sem sal. Repita uma vez por semana, durante 3 meses. 

6. Cabelos claros 
Misture 1 pote de iogurte natural e o suco de 1/2 limão. Aplique nos fios por 20 minutos e enxágue. Faça isso uma vez por semana. A mistura devolve o brilho e a maciez perdidos após o excesso de sol. Em seguida, evite os raios solares. 

7. Aspecto saudável 
Bata 1 gema de ovo e use para massagear o cabelo, da raiz às pontas. Aguarde 10 minutos e lave normalmente. Repita uma vez por semana, durante 1 mês. 

8. Proteção total 
Bata no liquidificador 1 abacate pequeno, 1 ampola de Arovit, 1 ampola de óleo de rícino e 1 ampola de óleo de amêndoas. Lave os cabelos com xampu, retire o excesso de água e aplique a mistura. Deixe agir por 30 minutos em touca térmica ou com a cabeça enrolada em papel alumínio. Retire e use xampu novamente para os fios não ficarem oleosos. Finalize com condicionador. 
Dica: Essa receita é excelente para proteger os fios armados e quebradiços no verão. Se eles estiverem muito ressecados, use semanalmente. Para a manutenção, aplique a mistura a cada 15 dias.

Para cabelos ressecados

9. Brilho e Hidratação 
Ingredientes: 1 abacate, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de azeite, 1 xícara (chá) de leite integral, chá de folhas de abacateiro. Preparo: no liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o chá. Aplique nos fios limpos, do couro cabeludo às pontas, massageando por 20 vezes. Use touca térmica por 30 minutos ou envolva a cabeça com uma tolha quente por 3 horas. Prepare o chá com 1 litro de água filtrada para cada 5 folhas da planta. Lave os cabelos com o chá frio. 
Dica: se o seu cabelo for longo ou médio, dobre a receita. 

10. Xampu turbinado 
Ingredientes: 1 frasco de 500 ml de xampu de sua preferência, 4 folhas grandes de confrei, 4 colheres (sopa) da goma da babosa, água filtrada, 18 gotas de Arovit (comprado em farmácias). Preparo: divida o xampu em 3 partes iguais e coloque em embalagens limpas. Bata no liquidificador o confrei, a babosa e a água suficiente para completar os potes de xampu. Coe e acrescente ao xampu reservado. Pingue as gotas de arovit. Misture bem e deixe descansar de um dia para outro. Use o xampu normalmente, agitando antes. 
Dica: o confrei e a babosa podem ser achados em feiras livres. 

11. Abacate com amêndoas 
Ingredientes: 1/2 abacate médio, 50 ml de óleo de amêndoas. Preparo: amasse o abacate com o óleo de amêndoas e misture até formar uma pasta homogênea. Aplique nos cabelos e deixe agir por 30 minutos. 
Dica: se tiver queda de cabelos, acrescente 1 ampola de Arovit. 

12. Máscara semanal
Bata no liquidificador :1 abacate, 1 copo de iogurte natural, 1 folha de babosa, 1 cenoura e 1 colher (sopa) de vinagre. Misture, aplique nos fios e deixe agir por 30 minutos, pelo menos uma vez por semana.

Para cabelos descoloridos

13. Creme Enriquecido
Adicione ao creme ou máscara para cabelos: 2 colheres (sopa) de alecrim e 1/2 copo de água. Aplique nos fios lavados e enxágue. 

14. Hidratação natural 
Ingredientes: 1 copo de leite, 1 pote de iogurte natural, 3 colheres (sopa) de mel. Preparo: misture tudo e aplique nos fios. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.
15. Loiro camomila 
Faça um chá de camomila bem forte e passe nos fios após a lavagem. Deixe agir por 2 horas, sendo que os primeiros 20 minutos devem ser sob o sol. 
Dica: depois de lavar a cabeça normalmente, use mel no último enxágue.

Para cabelos crespos e afros

16. Hidratação intensa 
Ingredientes: 1 manga, 6 cascas de banana, 1/2 litro de água filtrada, 1 sabonete de glicerina, 5 colheres (sopa) de farinha de aveia fina, 1 colher (sopa) de óleo de soja. Preparo: bata a manga, a banana e a água no liquidificador. Leve essa mistura ao fogo com o sabonete de glicerina e mexa até derreter. Espere esfriar e adicione a farinha e o óleo, mexendo bem. Lave os cabelos e aplique essa mistura da raiz às pontas, deixando por 3 horas. Retire com bastante água. 

17. Touca hidratante 
Misture 1 xícara (chá) de leite quente com 2 colheres (sopa) de óleo de coco. Deixe esfriar e aplique Tios fios limpos. Envolva a cabeça com uma toalha quente, deixe por 20 minutos e enxágue. 

18. Tratamento rápido 
Ingredientes: 1 colher (café) de óleo de rícino, 1 ampola de vitamina A, 1 gema de ovo (tirar a película). Preparo: bata tudo no liquidificador e aplique nos fios com um pente de dentes largos. Deixe agir por 15 minutos, enxágue e passe leave-in. 

19. Terapia de choque 
Ingredientes: 4 xícaras (chá) de água, 3 caquis maduros, 1 coco verde, 1 sabonete de coco, 10 colheres (sopa) de farinha de aveia, 1 colher (sopa) de gelatina incolor, 1 colher (sopa) de óleo de milho. Preparo: bata no liquidificador a água, o caqui (polpa e casca), a água e a polpa do coco. Leve ao fogo com o sabonete de coco ralado e misture até derreter. Deixe esfriar e adicione a gelatina, a aveia e o óleo. Mexa bem. Lave os cabelos, seque só com a toalha e aplique a mistura da raiz às pontas. Deixe agir por até 4 horas em cabelos naturais e por 3 horas em fios quimicamente tratados. Retire e passe condicionador. Use duas vezes por semana.

Para cabelos alisados

20. Hidratação antichapinha 
Ingredientes: 4 colheres (sopa) de máscara capilar, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Preparo: misture todos os ingredientes. Depois de lavar os fios, aplique a mistura e deixe agir por 30 minutos. Enxágue bem. Não use xampu novamente, apenas um condicionador. 

21. Touca especial 
Ingredientes: 1 cenoura, 1 beterraba e 1/2 copo de água filtrada, 2 colheres (sopa) de mel. Preparo: bata os ingredientes no liquidificador e mexa bem. Aplique no cabelo úmido, enrole com filme plástico e deixe por 20 minutos. Lave a cabeça com o xampu e condicionador de sua preferência e finalize com creme sem enxágue. 

22. Fios saudáveis 
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de maisena, 2 colheres (sopa) de emulsão de mel, 2 colheres (sopa) de água fervente. Preparo: misture tudo até o ponto de mingau e adicione a água. Após lavar a cabeça, aplique a mistura do meio para as pontas dos cabelos. Enrole com toalhas quentes por 15 minutos. Enxágue com água morna. 

23. Hidratação de maionese 
Antes de lavar os cabelos, aplique 2 colheres (sopa) de maionese e massageie por 10 minutos. Em seguida, use um xampu para cabelos quimicamente tratados, condicionador e leave-in, de preferência, da mesma linha.

Para cabelos sem brilho

24. Fios luminosos 
Ingredientes: 1 colher (chá) de óleo de rícino, 1 ampola de Arovit, 1 gema de ovo (retirar a película). Preparo: bata tudo no liquidificador, passe nos fios e deixe agir 20 minutos. Enxágue com água fria e use leave-in. 

25. Tratamento intensivo 
Ingredientes: 50g de babosa amassada, 1/2 mamão, 2 frascos de queratina líquida, 2 frascos de vitamina E e A, 4 ml de hidratante capilar (não condicionador). Preparo: bata tudo no liquidificador, aplique nos fios, deixe agir por 30 minutos e enxágue. 

26. Super-hidratação 
Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo vegetal de abacate, 3 gotas de óleo essencial de cedro, 3 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue. Preparo: misture tudo, aplique nos fios e massageie. Envolva-os em papel alumínio ou touca de isopor (não use touca térmica), deixe agir por 20 minutos e lave. 
Dica: se os fios forem escuros, substitua o óleo de abacate por óleo vegetal de castanha-do-pará. 

27. Maravilha de abacate 
Bata no liquidificador 1/2 colher (chá) de óleo de abacate, 1/2 abacate, 1 ampola de ceramidas (encontrada em farmácias) e 2 colheres (sopa) de iogurte natural. Passe nos fios e deixe durante 20 minutos. Enxágue com água fria e aplique um leave-in de sua preferência.

Máscaras Especiais

28. Cabelos secos: misture 5 colheres (sopa) de azeite de oliva e 2 ovos. Aplique nos cabelos e envolva a cabeça com filme plástico ou touca térmica. Após 15 minutos, lave com xampu. Enxágue bem e aplique o condicionador. 

29. Mechas normais: bata no liquidificador 1/2 abacate e 1 clara de ovo. Aplique sobre os fios molhados. Deixe por 20 minutos com uma touca térmica ou toalha morna. Repita uma vez por semana. 

30. Antifrizz: coloque 1 litro de água em 500g de mel. Aplique nos cabelos lavados e enxágue. Use condicionador e retire com bastante água. 

31. Crespos: bata no liquidificador 1 manga e 1 clara de ovo. Passe nos cabelos molhados e mantenha por 20 minutos. Faça 2 vezes por semana. 

32. Cabelos com química: faça um chá de erva-cidreira bem concentrado (sem açúcar)
e despeje sobre os fios após lavá-los com xampu. 

33. Fios loiros: bata no liquidificador 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de condicionador e 1 colher (chá) de óleo de amêndoas. Passe do couro cabeludo às pontas, desembarace com os dedos e coloque uma touca comum. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem com água fria. 


Fonte: Revista Malu, páginas 28, 29 e 30. Ano 11, nº 386 de 19 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...